27 de mai. de 2012

A Arte das Rezas Antigas, Benzimentos e Benzeduras





“Deus foi quem te fez.
Deus foi quem te Criou. 
Deus é quem te cura.” 
Versos comuns em rezas usadas por vários rezadores

Tenho o objetivo de escrever algumas postagens ensinando benzimentos, estando desde já criado um marcador especialmente para tal fim. Entretanto, antes de entrar na parte prática, como este blog também é voltado para a teoria, falarei um pouco sobre a teoria das rezas e benzeduras. Decidi usar perguntas e respostas por achar uma forma bastante didática de expor o assunto.

  1. O que são rezas e benzimentos?


São orações, acompanhadas de certos elementos rituais (como o uso de ramos, águas agulhas e etc) voltados a invocar a energia divina para agir sobre determinado alvo. Poderia ser feita uma separação, as rezas serem apenas orações e os benzimentos serem acompanhados de elementos rituais, porém, pessoalmente acho a separação sem sentido prático uma vez que o princípio ativo, a fé, é o mesmo.

  1. Qual a origem das rezas e benzimentos?

As rezas e benzimentos praticadas no Brasil são uma mistura de antigas tradições de Portugal, dos indígenas locais e dos negros. Mas se formos vasculhar a história, acharemos vestígios dessas práticas em sociedades bem antigas, que já usavam as mesmas plantas que os rezadores usavam, assim como também invocavam os poderes divinos para fins de cura. Considerando serem as tradições xamânicas as manifestações mais antigas de espiritualidade dos povos primitivos e que usavam rezas, plantas e outros elementos naturais para evocar energias do mundo espiritual para tratar males do corpo, da mente e do espírito, podemos dizer que os benzimentos possuem uma raíz muito antiga, se adaptando à realidade de cada sociedade no decorrer da história.

  1. Porque recorrer a benzimentos?


Estamos cercados o tempo todo por energias, sejam boas ou ruins e não podemos escapar à ação dessas energias. Um energia negativa pode afetar nosso bem estar emocional ou mental e chegar até mesmo a produzir efeitos físicos. Se você acredita na realidade espiritual, não pode negar que as energias dessa outra realidade podem nos influenciar negativamente. Portanto, precisamos de armas para nos defender de tais influencias negativas. E porque iríamos nos negar a ter acesso a um instrumento de defesa tão antigo que as forças superiores disponibilizam?

  1. Como um benzimento funciona?


Energias ruins afetam as pessoas, e isso é um fato. Elas nos afetam porque isso é a ordem natural no mundo em que vivemos, mas podemos superar isso nos apegando a energias boas. Um destes caminhos é a fé. Ao pedir com fé que a piedade divina aja sobre uma pessoa, você será ouvido. Vai depender não só da fé do rezador, mas a fé do paciente e o merecimento. Um problema de origem cármica, pelo qual a pessoa tem que necessariamente passar, não irá sumir com uma simples reza, mas a reza em si alivia o próprio carma, e portando sempre irá fazer bem.

  1. Como se tornar um rezador/benzedeiro?


É muito mais simples do que a grande maioria das pessoas pensa. Eu disse simples, e não fácil. O único elemento de que você precisa é de fé. Coloque a fé nas palavras que dirige para o alto e você estará realizando um benzimento. Você precisa acreditar no que está fazendo, confiar na providência divina. E não procure ver se os benzimentos foram efetivos, não se apegue a isso. Deus sabe quem deve ser ou não curado e devemos confiar em sua sapiência. Assim como o rezador usa o ramo, Deus usa o rezador para transmitir ao mundo a sua piedade infinita.

Em postagens futuras vamos alargar nosso conhecimento sobre benzimentos, falando de coisas como o papel dos ramos de diferentes plantas. Por fim, deixo abaixo um documentário disponível no Youtube sobre rezadeiras do Nordeste que se chama O RAMO. É um documentário muito bom que mostra a realidade de várias rezadeiras idosas e dá uma ideia muito boa de como é a prática e o estado de espírito necessário para se tornar um rezador. Muitas dessas rezadeiras levarão para o túmulo os seus conhecimentos por falta de interessados em aprender a arte. Não deixemos uma herança cultural, religiosa e mágica tão rica se perder.

O Ramo – Parte 1





O Ramo – Parte 2




20 comentários:

  1. Muito bom :D
    Parabéns pelo novo blog!
    E continue sempre a valorizar a cultura brasileira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Yuri, pretendo expor vários elementos da nossa herança cultural e mágica, é um assunto que sempre achei fascinante.

      Excluir
  2. Realmente ótimo post! Adorei esses vídeos que você postou! É uma pena que hoje em dia as pessoas não acreditem mais no poder de uma boa reza!
    Que Deus te ilumine e te abençoe!
    Mika'el

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamos lutar para a humanidade não perder essa fonte de energias de cura. ^^

      Obrigado. Que Deus lhe abençoe também.

      ^^

      Excluir
  3. Gostei muito :D td que eu precisava ler :D

    ResponderExcluir
  4. Há quarenta anos,quando meu filho nasceu,ele nasceu com ictericia,ficou na maternidade tomando banho de luz,por onze horas,quando fomos pega-lo,ele estava com as virilhas e redores todo assado,e saímos de lá ele ainda vomitando,ao invés de melhorar,piorou,passamos uma noite de "cão"com aquela criança chorando sem parar,mas quando amanheceu,levamos à uma benzedeira,dez minutos depois,ele já estava dormindo no colo da mãe.Eu era um incrédulo até então.Nando de Mello.

    ResponderExcluir
  5. minha nona tbm e benzedeira,mostrei esses videosa minha familia,nos gostamos muito,obrigada pela materia

    ResponderExcluir
  6. Queria aprender, mas não conheço ninguem que benze, hj td virou comércio, quero aprender pra ajudar a dar continuidade a essa cultura religiosa tao importante e que ajuda tantas pessoas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em outras postagens há vários exemplos de diferentes rezas, dê uma olhada.

      Excluir
  7. Excelente matéria, de muito bom gosto e proveito. Parabéns.

    ResponderExcluir
  8. achei muito interessante o vídeo no qual mostra aquela senhorinha fazendo o benzimento com sal e um copo com água - no qual ela coloca pitadas de sal no copo. Mas, gostaria de maiores informações.se for possivel - a reza, etc... obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê uma olhada nas outras postagens de benzimento do blog, achará vários exemplos bons de rezas.

      Excluir
  9. como faço para obter os livros de graça?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há vários livros de graça para aprender coisas aqui no blog, só dar uma boa fuçada que vc acha.

      Excluir
  10. Acho muito bonito isso. Minha avó reza até hoje, mas só o pessoal de casa e raramente. Fui rezado várias vezes quando criança, se eu mesmo não tivesse sido curado por reza dificilmente acreditaria em Deus ou em algo divino ou na fé.

    Qdo criança eu tive um tique nervoso nos olhos e ficava revirando eles sem perceber. Fui ao médico várias vezes, num eletroencefalograma que fiz apostou um desvio no olho direito, mas ao mesmo tempo meu pai me levou numa rezadeira, que já era muito idosa e morava numa casinha pequena, bem velha. Ela me rezou várias vezes e o ramo que ela usava (meu pai mesmo que colhia às vezes) murchava bastante, mas cada vez que ela me rezava ia murchando menos e aos poucos o meu tique ia diminuindo, até parar totalmente. Nesse tempo tinha marcado uma tomografia pra ver mais a fundo o que tinha nos olhos, o resultado foi o melhor possível, não tinha problema algum.

    O fé não substitui a medicina de forma alguma, mas ter fé ajuda muito na cura, isso é unanimidade até para os pesquisadores. E, claro, tem problemas de saúde graves que não tem solução mesmo, aí nem fé nem ciência.

    ResponderExcluir
  11. Olá gente meu nome é Nayra tenho 13 anos e sempre quis aprender a benzer e estou a procura de oraçães pra mim aprender

    ResponderExcluir
  12. Minha falecida biza que não à conheci, era benzedeira vidente, herdei o dom, Mas tenho que aprender muito sobre a prática

    ResponderExcluir