12 de ago. de 2013

Magia e Ocultismo em Naruto

Muitos magistas riem por dentro ou abertamente quando veem algum artigo ou livro relacionando práticas mágicas com alguma obra de ficção. Ora, toda ficção se baseia em coisas reais e alguma se esforçam para ser tão reais que seus elementos servem até de exemplos para práticas mágicas. AM Vamos verificar como isso se apresenta no anime Naruto e Naruto Shippuden.



Energias: Naruto apresenta um conceito bem complexo de energias e suas formas de manipulação. A energia interna dos shinobis é denominada Chakra, que é o mesmo Ki. Em naruto shippuden quando Naruto treina com os Sapos, somos apresentados à energia da natureza, que o garoto aprende a dominar. A energia da natureza seria Rei, ou energia universal. A nossa energia interna (Ki, Chacra) acumula-se em nosso corpo a partir da absorção e transformação da energia da natureza, Rei. O senjutsu (técnica dos sapos) utiliza diretamente a energia da natureza. Um leigo pode não entender diretamente como a última energia é mais poderosa, mas um ocultista logo percebe que se ele pode acessar livremente a energia da natureza pra ativar suas magias, estas se tornam muito mais poderosas e efetivas, considerando que a energia da natureza é mais limpa, por não estar contaminada com eflúvios negativos do nosso corpo e psiquê.

Jutsus: Um jutsu é uma técnica mágica. Sua definição e usos cabem perfeitamente no conceito de feitiços e protocolos (aprenda mais sobre protocolos de magia lendo meu livro de iniciação mágica Liber PPP AQUI). Um jutsu é um “efeito” criado pela energia manipulada pelos shinobis. A modelação da energia é feita através do uso de selos (veja imagem abaixo), cada selo representa um animal do zodíaco chinês e são como ingredientes acrescentados a uma receita de bolo. Digamos que você tem matéria pura e límpida para fazer um bolo. Um selo faz a matéria virar ovos, o outro faz a farinha, um terceiro faz o leite, um quarto acende o forno, faça um após o outro e você tem um bolo assadinho na hora para devorar. Esses selos também são mudras. 


Graduações da magia: ao verificarmos as classes de ninja, vemos incrível similitude com algumas classificações de magistas. Alguns shinobis nascem naturalmente com alguns dons, assim como algumas pessoas já nascem com habilidades magísticas (mediunidades, psiquismo e etc). O poder de um ninja é o resultado de sua habilidade natural com seu esforço, talento X estudo, mesma coisa que em relação aos magistas.

Objetos mágicos: como na vida real, existem vários objetos que podem ser utilizados na prática mágica. Desde facilitadores de manipulação energética, como algumas espadas, até canalizadores. Há também objetos criados com fins mágicos específicos, como o colar do primeiro Hokage que Tsunade dá a Naruto, que tem uma poderosa técnica (feitiço) de selamento contido nele.

Forças elementais: Naruto também aborda as poderosas energias elementais, que eles chamam demônios. Sendo parte do enredo principal da história o fato de que Naruto tem selado dentro de si uma poderosa força elemental extremamente agressiva, a Raposa de Nove Caudas.

Existem vários outros exemplos que podem ser explorados, inclusive há certos princípios que podem ser sim usados em técnicas mágicas reais. Não elencarei mais com receio de fornecer Spoiler (eu poderia por exemplo falar da divisão do ser em diferentes “eus” e a possibilidade de separar uma impressão de um desses “eus” para realizar determinada tarefa, quando uma determinada pessoa morta há um bom tempo retorna e aparece para Naruto para ajudá-lo). No futuro podemos explorar mais o tema, espero que tenham ficado claros os pontos elencados até aqui. Se acharem interessante uma parte 2 com Spoilers comentem a respeito. 

9 comentários:

  1. Os animes pegam muito de mitologia, contos e principalmente religião, por isso encontramos muitas referências.

    Eu nunca tinha ligado os mudras dele com o horóscopo chinês, bela observação!

    Também tem outras coisas, tipo os pergaminhos usados são carregados com sangue, como se fossem sigilos.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade Yuri, Naruto é tão rico em referências ocultistas que daria para um livro inteiro. Tem também as invocações, os ideogramas, vampirismo e coisas assim que daria para explorar.

      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  2. legal gostei, estou lendo um livro geral sobre a magia do caos do frater loki, depois vou ler o liber PPP.

    Att,
    Marcosbs

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo comentário, se puder diga depois o que achou do PPP.

    ResponderExcluir
  4. Legal, acho que Hunter X Hunter também tem várias referencias para se explorar...

    ResponderExcluir
  5. E quanto a parte dos jutsos de invocação?

    ResponderExcluir
  6. Muito Interessante Ian, ah também tem a técnica da Ino que lembra muito a projeção Astral. Muito legal seu blog, eu já li seu livro Vias ocultas, agora vou pro segundo, forte abraço Júnior Gasperin

    ResponderExcluir