6 de jul. de 2013

A Iniciação na Magia e no Ocultismo




CONHEÇA O VADE MECUM INICIANTE EM MAGIA, COMPÊNDIO QUE REÚNE 3 LIVROS DE INICIAÇÃO MÁGICA PARA DOWNLOAD GRATUITO AQUI NO BLOG. 

A maior dúvida que nasce no coração daqueles que se interessam pelas ciências ocultas é: como afinal vou aprender esse troço de magia?

Você assiste filmes, lê livros, vê relatos na internet de pessoas que realizam curas, fazem viagem astral, criam servidores, elaboram sigilos e rituais e fica olhando de fora como se aquele fosse um mundo secreto onde seria necessário um convite iniciático para que se possa fazer parte.

A boa notícia é que não é necessário ser escolhido por uma ordem misteriosa secreta de origens perdidas no primórdios do tempo nem ser aceito por um super mestre senhor de todos os elementos para aprender magia. A má notícia é que até que se aperceba disso, você pode sofrer duros prejuízos.

E porque você faria isso jovem gafanhoto se eu estou aqui dizendo que tais iniciações não são necessárias? Simples, porque para cada voz chamando você à razão, existem dezenas de super mestres do universo em busca de discípulos, oferecendo a aquisição instantânea de poderes em troca de sexo, dinheiro ou talvez apenas da sua dedicada veneração. Explicando minha aparente visão pessimista, por considerar que você irá cometer vários erros antes de acertar, me proponho a dar uma definição do que seja o despertar mágico, o que significa ser um iniciado.

O iniciado ou desperto é aquele que possui um conhecimento/habilidade que coloca em um nível de realidade diferente das demais pessoas. Vejamos o caso de um médico, ao estudar medicina, você passa a ser portador de um conhecimento que o coloca em um nível de realidade diferente, porque você estuda os mecanismos de ação e reação do corpo humano. Onde as pessoas normais veem uma mancha na pele, você vê derme, epiderme, hipoderme, possivelmente contaminadas com algum fungo, bactéria ou tumor. O médico então é um iniciado se usarmos esse termo em sentido amplo. Porém, o objeto desse escrito não é tal sentido amplo e sim o sentido estrito de iniciação em relação à magia. E iniciação para a magia se destina a quebrar os paradigmas de realidade seguido pela grande massa da humanidade.

Atualmente nossos paradigmas de realidade são definidos pela ciência tradicional de orientação cartesiana. Tudo que não se encaixa nos objetos de estudo da ciência está fora desses paradigmas. Então se você estuda movimentos físicos, reações químicas e interações biológicas, você não é um iniciado mágico. Quer dizer então que assim que eu pegar um livro sobre sigilos, servidores, viagem astral ou realização de feitiços eu automaticamente me torno um iniciado? Hum, não, muito longe disso. Ao ler tais livros você se torna um estudante de ocultismo. Ser um iniciado exige um pouquinho mais.

A iniciação é um processo de despertar interno, é o momento em que sua mente aceita em toda plenitude a existência de uma determinada ciência oculta. Exemplifico, você está caminhando no parque, sente uma rajada de vento e nota que nesta rajada há uma energia, você já estudou interação energética, então para, sente a energia, estende a palma das mãos e mentaliza que está absorvendo, sente esta energia do vento entrar pelos seus chacras e percorrer o seu corpo. Naquele momento, sua mente aceita em toda plenitude que há energias que nos rodeiam e que você pode interagir com elas, você acabou de despertar.

Então qual a função das iniciações em ordens ou iniciações realizadas por outro iniciado?
Elas tem diversas funções, dentre elas não está tornar você miraculosamente apto a sair por ai manipulando forças ancestrais.
Em uma ordem a iniciação tem dentro outras a função de lhe dar uma identidade dentro do grupo. É como fazer seu RG, é um rito de passagem, o momento que marca a sua transição entre uma pessoa comum e um membro da referida ordem. Também pode simbolizar o fim de um ciclo de estudo e evolução para um novo, as chamadas passagens de grau.

Quando falamos da relação de um iniciado com um não iniciado, é uma questão mais polêmica, se estamos falando em iniciado em práticas mágicas, ele deve saber que não é colocando uma espada no ombro de alguém e proferindo palavras que esta pessoa irá adquirir seus mesmos poderes e habilidades, então desconsiderando tal hipótese, poderíamos dizer que alguns iniciados podem utilizar rituais de iniciação com o fim de estimular a mente do outro ao despertar, eu mesmo já me utilizei disso e conheço outros casos. Existem rituais de iniciação destinados também a apresentar alguém a uma entidade ou grupo oculto, não necessariamente uma ordem.

Enfim, o objetivo deste texto é explicar que iniciações podem ter muitas funções, mas a iniciação mágica, aquele despertar para a magia que te faz deixar de ser um alienado e te torna um magista é um processo interno, íntimo e que você pode ter ajuda para chegar a ele de uma ordem, de um livro, de outro magista, mas você e somente você experimentará o momento e apenas você é o responsável último por ele.



15 comentários:

  1. Muito bom o texto!

    A iniciação realmente é um processo que ocorre por "dentro" do que "fora".

    ResponderExcluir
  2. se eu for um inciado e por algum motivo eu ter me "bloqueado" para magia por ter sido iniciado muito novo como eu me "desbloqueio"?

    ResponderExcluir
  3. E sobre os livros que foram falados no texto. Estão disponíveis aqui no blogue para baixar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim, lá em cima tem link para o post onde tem livros para baixar.

      Excluir
  4. Afinal ja sou um iniciado e nem sabia! Obrigado! Estou a eleminar o ego, más está difícil. Sinceramente não sei porquê tenho o tal conhecimento, se tivesse escolha preferia manter me feliz na ignorância.

    ResponderExcluir
  5. Iniciado ou não se vc for um escolhido por seres superiores faz com q a magia venha fluir naturalmente o próprio espírito te doutrina e disciplina

    ResponderExcluir
  6. Iniciado ou não se vc for um escolhido por seres superiores faz com q a magia venha fluir naturalmente o próprio espírito te doutrina e disciplina

    ResponderExcluir
  7. Você, criador do texto (muito bom por sinal) já é um iniciado? Poderia me ajudar diretamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não gosto de me definir como nada em específico porque todo título que agregamos ao nosso ego pode se tornar uma bola de ferro impedindo a evolução.

      Se quiser trocar ideia: moraiscls@gmail.com

      Excluir