4 de mar. de 2012

Experimentação Mágica - Uma Introdução aos Estudo dos Protocolos de Magia


Existem duas formas básicas para alguém evoluir seu nível de conhecimento: o estudo e a experiência. Nenhuma é superior a outra, são equivalentes e complementares entre si. O estudo sem a experiência se torna estático, evoluindo apenas dentro daquilo que já se sabe, a experiência sem o estudo perde fundamento e se torna difícil de difundir para além da esfera de conhecimento pessoal de quem a teve. Na magia esses dois conceitos são muito importantes, uma vez que o que define se alguém é um mago ou um estudante de ocultismo, é exatamente a forma como ele enriquece seu conhecimento acerca de magia. O mago lida com estudo e experiência, o estudante de ocultismo preocupa-se em apenas acumular conhecimento a respeito.


Essa é inclusive uma excelente questão para quem está iniciando ou está no meio do caminho refletir a respeito. O que você quer com a magia? Apenas entende-la? Estudá-la? Ou você pretende praticar a magia, sentir a magia, ser a magia? Se você escolheu a primeira opção, não é algo que o diminua, cada um é livre para conduzir seus conhecimentos para onde sua consciência o dirige. Mas se você escolheu a segunda opção, esse texto foi escrito exatamente para você.

E o que é experimentação mágica? A experimentação mágica vai além da prática regular da magia. O mago comum ele pratica aquilo que está nos grimórios, aquilo que alguém descobriu e escreveu como se faz. O mago experimentador vai além disso, ele busca novas formas de realizar a magia, novos caminhos mágicos para trilhar. Alguns diria que o mago comum que falo é o mago tradicional e o mago experimentador seria o mago do caos. Não concordo completamente com isso pelo seguinte fato: muitos que se dizem caoístas são na verdade magos comuns, apenas praticam os conhecimentos já estabelecidos por magos do caos que vieram antes deles. O cara que desenvolveu a forma de criar servidores, ou de criar sigilos, era um experimentador, os que só praticam o que ele ensinou são magos comuns, mesmo sendo magos do caos. Isso é até um contrassenso, considerando que o propósito maior da magia do caos é exatamente você desenvolver sua própria magia, usando os elementos que lhe convierem. Digamos que esses propósitos maiores do caoísmo sejam sim princípios da experimentação mágica, mas com uma análise mais apurada, vemos que nem todos os magos do caos realmente o seguem. Falar que nada é verdadeiro e tudo é permitido é ótimo para criticar as crenças alheias e os magos tradicionais, mas na hora de arregaçar as mangas, colocar a massa cinzenta pra funcionar e fazer sua própria magia, eles tossem, olham para o lado e fingem que o assunto não é com eles.

A experimentação mágica possui vários níveis, você pode apenas testar de uma oração em latim funciona se for traduzida para português. Se o ritual para convocar o deus do trovão grego funciona para o deus do trovão nórdico. Se a vela branca pode substituir a vela azul em um ritual. Pode ir mais além, criando um alfabeto mágico particular e o usando nos seus rituais. Criar uma forma diferente de elaborar sigilos, ou de criar servidores. Ou pode realmente chutar o balde, criando uma nova forma de manifestar a magia no mundo, um novo sistema de magia, uma nova escola e etc.
A experimentação também pode se dar a partir da reformulação de paradigmas existentes, interagindo entre si ou com elementos completamente diferentes, ou a partir do desenvolvimento de paradigmas completamente novos.

Porque a magia deve evoluir? Porque devemos nos dedicar à experimentação mágica pra produzir novos conhecimentos em magia? Simples, nada no mundo foi feito para ser estático, ainda mais a magia, que é revolucionária por si só ao dar ao homem a função de compreender e interagir com o universo e as forças que o rodeiam, não aceitando passivamente as respostas pré-fabricadas que lhe forem fornecidas. Aos que acham que tudo que havia para ser descoberto na magia já o foi, eu digo que se todos os magos do passado pensassem assim, a própria magia teria morrido antes mesmo de nascer. Querem sempre melhorar, seja de salário, seja em conhecimento, seja de carro, seja de emprego, é o que impulsiona o homem a evoluir, e o que evolui o próprio planeta. Porque a magia deveria ser diferente?

Esclarecido o que é a experimentação mágica, posso agora falar dos protocolos de magia. Os protocolos são uma forma de experimentação mágica na qual venho trabalhando. Não se trata de nada revolucionários nem nunca antes visto na televisão, é apenas uma sistematização de alguns conceitos espaços de forma a permitir o uso de tal sistema para criar novas maneiras de praticar magia, ou como alguns podem ver, praticar velhas formas de magia adaptando-as a novos elementos que o mago deseje usar.

Não se trata de nada complicado, de início pode ser difícil separa-los de outros sistemas como os sigilos ou até mesmo os servidores, porém, superada esse etapa inicial os mesmos podem ser converter em um elemento útil para utilização nas mais diversas práticas e para os mais diversos fins.
Protocolos podem ser classificados como mapas. Imagine a magia como um território selvagem e não desbravado, seja onde for que você entre, nunca saberá onde vai chegar. Os protocolos seriam mapas, que ao serem seguidos, te levarão certamente a um lugar pré-determinado. Traduzindo, imagine que você realiza um ritual para se conectar com seu animal ancestral ou uma divindade qualquer, esse ritual segue um conjunto de passos, para alcançar um determinado fim, se ao final desse ritual, você conseguisse gravar o caminho que ele percorreu para alcançar o resultado e o gravasse de alguma forma, você teria um protocolo.

A próxima postagem será exclusiva para explicar detalhadamente o que são protocolos e dar exemplos para melhor compreensão. Peço aos que lerem esse texto que deixem suas opiniões abaixo sobre a clareza do que falei. Se deu para entender o que são protocolos, se ficou sem ter a mínima ideia do que são. Se despertou o interesse ou não.

Grato a todos,

8 comentários:

  1. O post ficou ótimo! ficou super claro, só ficaria mais claro se o fundo fosse branco xD.

    Mas agora falando sério. Deu para entender bem o que são os protocolos (deu para sentir um gostinho deles até),

    Estou ansioso pelo próximo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :D já pensei em colocar fundo branco, mudar o template, meu blog é muito trevoso, rsrsrs

      Excluir
  2. Discordo em um ponto, ...o estudo é, no maximo, o antecessor da experiência, ou seja a experiência é o próximo passo após o estudo, ambos de forma alguma são equivalentes, um exemplo tosco, porem simples; ...você pode estudar 10 anos a engenharia civil, mas um pedreiro constrói com muita mais maestria, pois tem "pratica", por mais que o engenheiro possa explicar matematicamente o processo da obra ele nunca só com uma base teórica teria capacidade manual de um experiente mestre de obra.
    A teoria só é igual a pratica na teoria, mas na pratica ambas são bem diferentes.
    se for para escolher, escolha sempre a pratica, ate por que no ocultismo tudo sendo subjetivo, só com a vivencia é que se poderia compreender verdadeiramente certos conceitos.
    não quero aqui dizer que os estudos são desnecessários, não me entendam mau, muito pelo contrario os estudos dão a você um norte, uma direção, mas saber a direção e trilhar o caminho são duas coisas bem diferentes...
    sei que este não é o foco do tópico, mas eu achei conveniente dar a minha opinião sobre este tema...

    no aguardo do próximo post sobre os protocolos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu posicionamento é válido, e penso bastante parecido. Tanto que no ocultismo sou muito mais de praticar do que de ler. E acho que se cresce mais praticando do que lendo. Mas tudo depende de onde se quer chegar, quer ser um mago? valorize a prática. Quer apenas entender a historia da magia e suas correntes profundamente, sem praticar, estude muito que você chega lá.

      Seguindo seu próprio exemplo do pedreiro, se eu quero construir uma casa, é melhor ir ver um pedreiro trabalhando e fazer igual. Se quero entender como construções são feitas, como é possível existir um prédio de 100 andares e outras construções monumentais, ver o pedreiro levantando uma parede não irá ajudar tanto.

      Enfim, mas com relação a ser um mago em si, considero seu argumento perfeitamente válido, para ser um mago, o estudo é apenas a base, a prática é o real espírito da coisa. Por isso que eu dou tanto valor à experimentação mágica, e estou querendo iniciar esse projeto com vocês.

      Abraço.

      Excluir
    2. Para mim viver já é uma experiência mágicka. Quando o magista vê uma prática mágicka em tudo aquilo que ele realiza, na sua própria respiração, ele se torna verdadeiramente um mago. Não é como se houvesse o momento de praticar a magia somente quando ele está no interior do círculo mágicko e quando ele sai pra trabalhar não está mais praticando. Pelo contrário, em estudos ou trabalhos de qualquer campo ele utilizará todo o peso de seu estudo e experiência no ocultismo, incluindo seus princípios éticos, para ser um mago em todos os momentos da vida.

      Excluir
    3. Pena que não tem o botão curtir no blogger, igual no facebook, rsrsrs.

      Mas na falta dele, só me resta dizer que concordo em gênero, número e grau com suas palavras Wanju.

      Excluir
    4. Falei parecido com a Wanju na resposta de um comentário feito ao meu post de cobrança de trabalhos.
      Realmente, a magia está em todo o lugar, agora estou de frente ao meu computador, trabalhando, escrevendo esse comentário e tomando um chocolate ao leite, ao meu redor o ar circula com o ventilador e isso tudo é magia, é viver e deixar vivo, é sair por aew, louco ou completamente são.
      Tudo sendo magia, façamos mais magia ainda.
      Ah, e Ian, achei muito bom o post... parabéns...

      Excluir
  3. Também achei ótimo o post sobre os protocolos! Esperando ansiosamente pelos outros posts ^^

    ResponderExcluir